O recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação. O nome 'biometria' ocorre do fato de coletarmos e armazenarmos dados físicos do eleitor.
A Partir dessa sexta-feira 13.10 iniciaram o atendimento biométrico no Cartório Eleitoral de Uruará. Os eleitores deverão comparecer no Cartório Eleitoral munidos dos documentos pessoais e comprovante de residência, no período de 13.10.2017 a 09.05.2018 das 8h às 13h, para fazer o cadastramento biométrico de seu título de eleitor.
Serão coletadas do Eleitor: Assinatura, Foto, as impressões digitais dos dez dedos.
Serão coletadas do Eleitor: Assinatura, Foto, as impressões digitais dos dez dedos.
Quem não comparecer dentro do período estipulado pelo cronograma para cada município/ zona eleitoral, terá o título cancelado. E atenção: o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.
No Estado do Pará, a identificação biométrica já abrange 23 municípios com um eleitorado total de mais de 1.400.000 eleitores.Neste biênio, buscará se fazer o recadastramento de mais 1.100.000 eleitores, um número que corresponde a 25% do eleitorado do Pará. Para maiores informações pode-se acessar as Estatísticas do recadastramento.
Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica; não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.
O recadastramento está sendo feito nestes municípios através de uma "revisão de eleitorado", instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município em que ocorrerá a revisão à sua respectiva Zona/Posto de Atendimento, tanto para a coleta dos novos dados quanto para a confirmação do endereço.