Depois de dois anos de interlocução com a área ambiental do governo, a expectativa de Pagot é de que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) libere a licença da obra no dia 21 deste mês. "Como já está tudo licitado, no dia 23 já podemos dar a ordem de serviço", disse Pagot à Agência Estada.
O diretor do DNIT disse que a obra já recebeu autorização de outros órgãos oficiais, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "A autorização da FUNAI foi fácil porque eles já tinham os estudos de Belo Monte", disse Pagot. A rodovia BR 230 passa a uma distância de 100 quilômetros do local onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte.Segundo Pagot, a pavimentação desse trecho da Transamazônica deverá demandar investimentos de R$ 1,2 bilhão, incluindo a construção de pontes. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 30 meses. "A obra é importante, pois essa é uma região completamente desprovida de rodovias pavimentadas", acrescentou.