Maia perde direitos políticos por 10 anos e terá que devolver R$ 10 milhões
Um dia depois do DEM lançar pré-candidatura à Prefeitura de Santarém, em decisão proferira nesta sexta-feira, dia 20, a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Santarém, Joaquim de Lira Maia a perda de seus direitos políticos por 10 anos, além de devolução de quase 10 milhões de reais aos cofres públicos por improbidade administrativa.
A sentença foi proferida pelo juiz federal titular de Seção Judiciária de Santarém, Dr. Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, titular da 1ª vara. Além de Maia, foram condenados o empresário Francisco de Araújo Lira, dono da Construtora Tupaiu, Jerônimo Pinto, ex-vereador e ex-titular da secretaria de Infraestrutura, e Maria José Marques, ex-secretária municipal de Educação (já falecida).
Lira Maia também terá que devolver duas fazendas de sua propriedade – Fazenda Maravilha e Fazenda Boa Vista – ambas adquiridas, segundo relato do juiz na sentença, com dinheiro desviado do Fundef. Trata-se de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal contra Joaquim de Lira Maia e demais citados, com relação a desvio de verbas do Fundeb nos anos de 1998 e 1999. Os condenados podem recorrer da decisão. Fonte: RG 15\O Impacto