UMA MEGA OPERAÇÃO DENOMINADA TOPÁZIO FOI REALIZADA PELO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIAS COM APOIO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E DA POLÍCIA RODOVIÁRIA. SETENTA ESTABELECIMENTOS EM ALTAMIRA ESTÃO NA LISTA DOS FISCAIS E NA MANHÃ DE ONTEM DEZENAS DELES FORAM FISCALIZADOS.
A DENÚNCIA ERA DE QUE AS FARMÁCIAS ESTARIAM COM ESTOQUES DE PRODUTOS COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO E ALGUMAS DELAS ESTARIAM FUNCIONANDO SEM AUTORIZAÇÃO DA ANVISA E DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIAS. A AUSÊNCIA DE UM FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL PELO ESTABELECIMENTO FOI UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE LEVOU A INTERDIÇÃO DE ALGUMAS DELAS QUE FORAM OBRIGADAS A FECHAR AS PORTAS.
CENTENAS DE MEDICAMENTOS FORAM APREENDIDOS, GRANDE PARTE DELES SEM NOTA FISCAL. OS PROPRIETÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS FECHADOS FORAM MULTADOS E DEVERÃO AGORA SE LICENCIAR JUNTO A ANVISA. DENTRO DE UMA FARMÁCIA NO BAIRRO MUTIRÃO, UM HOMEM FOI FLAGRADO COM UMA ARMA DE FABRICAÇÃO CASEIRA. ELE FOI LEVADO PARA A DELEGACIA E DEVE RESPONDER POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.
NESTE ESTABELECIMENTO NO BAIRRO BRASÍLIA OS AGENTES ENCONTRARAM CHUMBINHO. PRODUTO DE VENDA PROIBIDA NESSES LOCAIS. O PROPRIETÁRIO FOI NOTIFICADO. DURANTE A FISCALIZAÇÃO A VIGILÂNCIA SANITÁRIA RECEBEU OUTRA DENÚNCIA. NESTE HOTEL NO CENTRO DA CIDADE ESTARIAM SENDO COMERCIALIZADOS PRODUTOS VENCIDOS E REMÉDIOS SEM A AUTORIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES. A DENÚNCIA FOI COMPROVADA.
ATÉ REMÉDIO DE FABRICAÇÃO CASEIRA FOI ENCONTRADO EM UM HOTEL E ESTAVA COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO DESDE O ANO PASSADO. MAS CONTINUAVA NA PRATELEIRA. DE ACORDO COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA TODO MATERIAL APREENDIDO SERÁ INCINERADO NO LIXÃO DA CIDADE. CASO OS LACRES DOS ESTABELECIMENTOS FECHADOS SEJAM ARRANCADOS, ANTES DE SEREM REGULARIZADOS PELA ANVISA, OS RESPONSÁVEIS RESPONDERAM PELO CRIME NA JUSTIÇA
Com Informações Blog da Karina