Páginas

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Carros a serviço do Ibama são queimados no sudeste do Pará

Crime ocorreu em região perto da Flona Jamanxim onde ruralistas 
protestaram contra veto presidencial que mudaria fronteiras da floresta.
Veículos a serviço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) foram incendiados na rodovia BR 163 na última quinta-feira (6). O crime ocorreu perto da localidade de Cachoeira da Serra, que fica no município de Altamira, Sudeste do Pará, a 1824 quilômetros de Belém. O G1 entrou em contato com o Ibama e aguarda manifestação oficial sobre o caso.
O crime ocorreu perto da Floresta Nacional do Jamanxim, uma região onde o Ibama realiza fiscalizações constantes contra o desmatamento ilegal e garimpos irregulares. A área é disputada, e recentemente esteve no centro de uma polêmica sobre a ocupação da Amazônia graças a uma medida provisória que poderia mudar suas fronteiras.
O projeto foi muito criticado por ambientalistas e, no dia 19 de junho, foi vetado pelo presidente Michel Temer. O veto resultou em protestos de produtores rurais da região, que chegaram a interditar a rodovia BR-163.
Ainda não se sabe quantos veículos foram queimados mas, de acordo com o órgão, os carros eram de uma empresa terceirizada, que levaria a frota para a sede do Ibama em Santarém, no oeste do Pará.
Uma equipe da Polícia Federal será deslocada de Itaituba, que fica a 595 km da localidade de Cachoeira da Serra, para investigar o caso. O inquérito deve ser aberto na Polícia Federal de Santarém.   G1-Pá