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sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Intervenção em ruas de Uruará, PA, desperta curiosidade de moradores

Professores espalharam placas com perguntas em espaços públicos.
Ação tem o objetivo de fazer população refletir sobre cidadania.
Em Uruará, uma ação de professores do município chamou atenção e despertou a curiosidade dos moradores da cidade. Na última quinta-feira (26), um grupo de mais de 20 professores saiu às ruas
para colocar placas e cartazes em espaços públicos.
“Espaço público! A quem compete preservá-lo?”, “Praça em ruínas. Quem pode ressuscitá-la?”, “Até quando ficará assim?”. Essas e outras perguntas foram colocadas em vários pontos da cidade.
Quem passava pelo local, parava para ler. “Vimos pessoas não entendendo nada, outras refletindo sobre o assunto. Essas intervenções em espaços públicos são comuns nos centros urbanos, mas no interior essa sensibilização não está muito aflorada, é algo diferente”, disse o professor e sociólogo da Universidade Federal do Pará (UFPA) Leonardo Zenha, responsável pela ação.
A ação foi aprovada pelos moradores, como a servidora Claudia Longhi. “Excelente esse trabalho que foi feito, muita gente ficou curiosa, as pessoas tiravam fotos. Falta essa consciência, de preservar o meio ambiente, a praça limpa, o espaço para as crianças brincarem, mostrar que todo mundo tem responsabilidade”, afirmou.
Segundo o professor Zenha, o objetivo é despertar a sensibilidade das pessoas para o seu papel na cidade. “Perguntas são muito mais que respostas, fazem com que as pessoas pensem e se sensibilizem. O poder público somos nós e se impacta a sociedade, impacta o poder público também”, explica.
A atividade faz parte da disciplina Arte-Educação que o professor da UFPA ministrou para professores da Educação Básica, em formação pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). As aulas ocorrem no período de recesso escolar, e segundo Zenha, os professores já vinham discutindo durante toda a semana na sala de aula a perspectiva de arte e necessidade de sensibilização através das reflexões.
“Fizemos dinâmicas, trabalhamos textos e eles tiraram algumas fotos e a ideia era fazer uma intervenção. Eles saíram para ver onde queriam intervir e fizeram essa intervenção de forma a pensar espaço na cidade. Como se fosse uma devolução para a cidade”, explica ainda Zenha. 
Do G1-Pa