Nessa manhã desta segunda feira (31) uma equipe composta por policiais militares de Medicilândia foi acionada para registrar um bloqueio na Rodovia Federal BR230 nos trechos entre Medicilandia e UIruará.
A guarnição formada pelo 2º SGTº PM Benedito,CB Caxiado e soldado F. Costa se deslocaram para o local que estava sendo obstruído por um grupo de índios. O fato aconteceu na altura do km 130 na transamazônica. A polícia militar de posse de informações e constatando a veracidade do acontecimento buscou imediatamente contatar os caciques Tatji e Turu, segundo informações eles são representantes da tribo dos araras.
A PM foi informada ainda que tal bloqueio da BR tinha como principal objetivo chamar atenção do DENIT e da FUNAI para os problemas hoje enfrentados pelos indígenas na região, tais como: Falta
de manutenção das estradas existentes e/ou a inexistência de outras, impossibilitando os indígenas a chegarem em suas aldeias.
O sargento Benedito da PM do 60º batalhão de polícia militar de Medicilândia foi comunicado pelas lideranças indígenas que a partir de amanhã (01/11) se eles não obtiverem respostas das autoridades, vão bloquear totalmente a rodovia, evitando inclusive a passagem de qualquer veículo. Os índios ainda aguardam reforço de mais indígenas que devem chegar ao local do protesto de micro-ônibus.