Após percorrer 5.269 quilômetros de Taubaté (SP) a Vitória do Xingu (PA), chegou na terça-feira
(17/2) à Usina Hidrelétrica Belo Monte uma nova peça gigante da obra, o rotor da turbina da primeira Unidade Geradora da Casa de Força Principal. A peça de 320 toneladas de aço, oito metros e meio de diâmetro e cinco metros de altura, foi levada à área de estocagem de equipamentos do Sítio Belo Monte a bordo de uma carreta com 16 eixos, com 256 pneus, que percorreu seis quilômetros da Estação de Transbordo de Carga da Norte Energia, no rio Xingu, até o interior do canteiro de obras.
O transporte do rotor da Turbina da Unidade Geradora 1 do Sítio Belo Monte começou no dia 24 de novembro de 2014. Da fábrica da Alstom, em Taubaté (SP), a peça foi levada por terra para o Porto de Santos (SP), de onde seguiu de navio até o porto de Belém (PA). Na etapa final, até Vitória do Xingu (PA), foi utilizada uma balsa reforçada.
Este é o segundo rotor de 320 toneladas que chega ao canteiro de obras do Sítio Belo Monte. O primeiro, destinado à segunda Unidade Geradora, foi produzido em Manaus (AM). Entre os dias 14 de janeiro e 4 de fevereiro, a peça fez um trajeto de 913 quilômetros entre a fábrica da Voith Hydro Brasil e a área de estocagem, sendo 890 quilômetros pelos rios Amazonas e Xingu. O rotor é a parte que gira com o movimento da água e transfere o movimento para o gerador, que converte a energia mecânica em elétrica.
Em construção pela Norte Energia, a UHE Belo Monte encerrou 2014 com 70% das obras civis concluídas. Quando estiver em plena operação, em 2019, a maior hidrelétrica genuinamente brasileira terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, distribuídos em duas casas de força: a Principal, no Sítio Belo Monte, com capacidade instalada de 11 mil MW, e a Complementar, no Sítio Pimental, com 233,1 MW. A energia gerada beneficiará o equivalente a 60 milhões de brasileiros. Stefany Bragança
O transporte do rotor da Turbina da Unidade Geradora 1 do Sítio Belo Monte começou no dia 24 de novembro de 2014. Da fábrica da Alstom, em Taubaté (SP), a peça foi levada por terra para o Porto de Santos (SP), de onde seguiu de navio até o porto de Belém (PA). Na etapa final, até Vitória do Xingu (PA), foi utilizada uma balsa reforçada.
Este é o segundo rotor de 320 toneladas que chega ao canteiro de obras do Sítio Belo Monte. O primeiro, destinado à segunda Unidade Geradora, foi produzido em Manaus (AM). Entre os dias 14 de janeiro e 4 de fevereiro, a peça fez um trajeto de 913 quilômetros entre a fábrica da Voith Hydro Brasil e a área de estocagem, sendo 890 quilômetros pelos rios Amazonas e Xingu. O rotor é a parte que gira com o movimento da água e transfere o movimento para o gerador, que converte a energia mecânica em elétrica.
Em construção pela Norte Energia, a UHE Belo Monte encerrou 2014 com 70% das obras civis concluídas. Quando estiver em plena operação, em 2019, a maior hidrelétrica genuinamente brasileira terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, distribuídos em duas casas de força: a Principal, no Sítio Belo Monte, com capacidade instalada de 11 mil MW, e a Complementar, no Sítio Pimental, com 233,1 MW. A energia gerada beneficiará o equivalente a 60 milhões de brasileiros. Stefany Bragança