Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Justiça Eleitoral apreende trios elétricos de Jatene e Helder

Trios elétricos não podem ser utilizados na campanha fora de comícios, mas circulavam por uma das principais avenidas da capital paraense
A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral, o juiz Antonio Carlos Almeida Campelo proibiu o uso de trios elétricos pelas campanhas eleitorais no Pará – o que é previsto na lei mas não vinha sendo respeitado – e mandou apreender trios dos candidatos ao governo estadual Helder Barbalho e Simão Jatene. Os trios apreendidos estavam fazendo campanha na avenida Visconde de Souza Franco (Doca), uma das principais da capital paraense.
Por ordem do juiz, a Polícia Federal apreendeu dois trios elétricos que faziam propaganda para Simão Jatene e um trio que fazia campanha para Helder Barbalho. De acordo com a legislação eleitoral, é vedada a utilização de trios elétricos em campanhas eleitorais, exceto para sonorização de comícios.
Os trios apreendidos pela Justiça circulavam pela avenida no centro de Belém tocando jingles dos candidatos e parando nos locais de maior aglomeração. A Doca é conhecido local de comemorações políticas ou esportivas e por ela passam milhares de pessoas todos os dias. Tanto a campanha de Jatene quanto a campanha de Helder estão proibidas de voltar a utilizar trios elétricos fora de comícios, sobe pena de multa de R$ 100 mil por cada descumprimento da determinação.