Em 06 de dezembro do corrente ano foi feito o Credenciamento Institucional e Autorização das Matrizes Curriculares e o Regimento Interno da Associação das Casas Familiares Rurais – ARCAFAR- PARÁ, Parecer nº. 383/12 e Resolução nº. 412/12.No dia 20/12/12, o Conselho Estadual de Educação autorizou 24 Escolas Comunitárias - Casas Familiares Rurais do Estado do Pará. Após autorizações as escolas foram cadastradas Sistema Nacional de Educação Profissional e Tecnológica- (Sistec/MEC). A partir de então as escolas estão aptas acessar recursos públicos e a emitir certificado dos jovens concluintes do Ensino Fundamental e Médio Integrado ao curso Técnico Profissionalizante. “Essa conquista faz parte da luta de mais de 15 anos. Isso significa a garantia de recursos públicos através do Fundo Nacional da Educação Básica - FUNDEB e Programa Nacional da Educação no Campo - PRONACAMPO para a sustentabilidade financeira dessas Instituições de Ensino, além de poder emitir certificado para os concluintes. Serão beneficiados mais de 05 mil jovens do campo em todo o estado, a partir de agora os jovens terão acesso a ensino de qualidade, numa metodologia que possibilita estudar e ao mesmo tempo estar com a família. Uma vez que a Pedagogia da Alternância compreende 15 dias para Tempo Escolar e 15 dias com Tempo Comunidade”, disse o professor Agnaldo Patrocínio, presidente da ARCAFAR-PARÁ. “Além disso, há a garantia da melhoria do processo produtivo das propriedades e contribui para o desenvolvimento sustentável e diminui a migração do jovem do campo para o meio urbano”, enfatiza o presidente da ARCAFAR-PARÁ. No estado estão autorizadas 24 Escolas comunitárias - Casas Familiares Rurais em 22 municípios. A primeira CFR surgiu em 1995 no município de Medicilândia. O principal objetivo das instituições é o fortalecimento da produção familiar, diminuição do êxodo rural e a garantia da qualidade de vida no campo. A Escola Comunitária - CFR funciona da seguinte forma: existe uma associação local filiada a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Pará – ARCAFAR-PARÁ que através de um conselho administrativo realiza o acompanhamento administrativo e pedagógico dessas escolas. Nas Casas Familiares Rurais os conteúdos curriculares são trabalhados a partir da realidade das famílias, por meio de Temas Geradores como, por exemplo, Sistema de Criação e Sistema de Cultivo, entre outros. As disciplinas da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada são planejadas de forma interdisciplinar com o Tema Gerador. “Esse é um importante momento do qual tivemos várias pessoas e instituições que dedicaram-se para que construir as condições da educação no campo no Pará chegar a esse ponto” diz João Batista, presidente da Fundação Viver Produzir Preservar - FVPP e antigo monitor das CFR´.