Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Declaração do Bispo do Xingu que documento dado por indígenas à Lula seria falso causa confusão em Altamira

DECLARAÇÃO DO BISPO DA PRELAZIA DO XINGU SOBRE A VERACIDADE DO DOCUMENTO ENTREGUE AO PRESIDENTE LULA CONFIRMANDO O APOIO DOS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO A OBRA DE BELO MONTE CAUSA UM ENORME MAL ESTAR ENTRE OS ÍNDIOS.
A DECLARAÇÃO FOI FEITA DURANTE UMA MANIFESTAÇÃO PELAS RUAS DE ALTAMIRA, ÍNDIOS E TRABALHADORES RURAIS CAMINHAVAM COM FAIXAS DE PROTESTO NA MÃO PEDINDO O FIM DO PROJETO HIDRELÉTRICO DE BELO MONTE. OS GRUPOS ESTAVAM ACAMPADOS DESDE O INÍCIO DA SEMANA EM ALTAMIRA E PRETENDIAM CHAMAR MAIS UMA VEZ A ATENÇÃO DAS AUTORIDADESA PARA O QUE ELES CONSIDERAM COMO UM CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE E AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS. DURANTE UMA ENTREVISTA O BISPO DOM ERWVIN KRAUTLER AFIRMA QUE O DOCUMENTO ENTREGUE PELO LÍDER INDÍGENA TEJORE XICRIM ERA NA VERDADE UMA FARSA.

SEGUNDO O BISPO TODAS AS REPRESENTAÇÕES DOS POVOS DO XINGU SÃO CONTRÁRIAS A CONSTRUÇAÕ QUE VAI BARRAR O RIO XINGU E PRETENDE GERAR 11 MIL MEGA-WATTS DE ENERGIA ATÉ 2019. NAS PALAVRAS DO BISPO TUDO NÃO PASSOU DE UMA ARMAÇÃO DO GOVERNO PARA DISTRAIR AS ENTIDADES INTERNACIONAIS E CONFUNDIR OS INDÍGENAS.

A DECLARAÇÃO SOOU COMO UMA OFENSA AOS XICRIM QUE JÁ SE REUNIRAM EM ALTAMIRA E PREPARAM UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO PARA O PRÓXIMO MÊS. ENTRE OS MAIS EXALTADOS ESTÁ O ÍNDIO TEJORE XICRIM, LÍDER INDIGENÍSTAS E CACIQUE DA ALDEIA MOROTIJAN, TEJORE RECLAMOU BASTANTE, EM ENTREVISTA O CACIQUE AFIRMOU QUE O DOCUMENTO FOI ESCRITO POR ELE E POR MAIS 17 ETNIAS.

PARA O CACIQUE MUITA GENTE TEM FALADO EM NOME DOS ÍNDIOS E ISSO TEM DESAGRADADO AS LIDERANÇAS INDÍGENAS. TEJORE NÃO FOI O ÚNICO A RECLAMAR. REUNIDOS NA CASA DO ÍNDIO PELO MENOS 4 ETNIAS SE POSICIONARAM CONTRA AS DECLARAÇÕES DE DOM ERWIN.

PREOCUPADO COM A REPERCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO O PRESIDENTE DO CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE INDÍGENA TEME QUE POSSAM OCORRER NOVOS CONFLITOS COMO O ATAQUE AO ENGENHEIRO DA ELETRONORTE EM 2009 DURANTE O ENCONTRO DOS POVOS INDÍGENAS EM ALTAMIRA OU ATÉ MESMO ENTRE OS PRÓPRIOS ÍNDIOS.
Fonte Blog da Karina