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quinta-feira, 16 de julho de 2009

Supercarreta está parando o trânsito em São Paulo

A carreta de 110 metros e 480 toneladas saiu de Sertaõzinho, interior de São Paulo, há um mês e vai levar mais 20 dias para chegar ao Porto de Santos, de onde segue de navio para a Argentina.
Uma imagem que tem impressionado os motoristas nas estradas do interior de São Paulo. Já dura mais de um mês a viagem de uma super carreta de quase 500 toneladas. Pense em uma carreta grande. Tudo nela é grande, menos a velocidade, por causa do peso e do tamanho, a carreta roda bem devagar. Como ela se dirige para o litoral, vai ter que passar por dentro do estado de São Paulo. Pelo que se vê nas estradas, será necessária uma operação muito bem coordenada para que dê tudo certo. A carreta saiu de Sertãozinho, no interior de São Paulo, com destino ao Porto de Santos. Ela transporta um moinho usado para fabricação de cimento e vai bem devagar. A velocidade máxima é de 10 km/h. Ela tem 110 metros de comprimento, sete de largura e seis de altura, e 134 pneus. O peso de tudo isso também é gigantesco: 480 toneladas. A carreta tem um sistema hidráulico que faz a estrutura subir e descer. Isso ajuda na hora de passar por pontes e viadutos. Mas, no pedágio, tem que passar pela contramão. O pedágio é cobrado por eixo. Portanto, até o final da viagem, o dono da supercarreta terá gasto R$ 2 mil. Esse comboio já está na estrada há um mês e ainda vai rodar mais 20 dias. O trajeto de Sertãozinho a Santos, de cerca de 400 quilómetros, aumentou para 750, porque a carreta segue por estradas secundárias. Do Porto de Santos, a peça de moinho segue de navio para a Argentina. O motorista dessa carreta, além de muito preparado tem que ter muita paciência.