segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

VEREADORES APROVAM PROJETO DE LEI QUE DEVEDORES PODERÃO QUITAÇÃO SUAS DIVIDAS COM O MUNICÍPIO DE URUARÁ.

Nessa manhã de Segunda Feira em uma sessão extradicionaria os Vereadores do município de Uruará discutir e aprovar o REFIS - programa de Recuperação fiscal no município de Uruará. O Projeto de Lei vai facilitar o contribuinte pagar seus impostos que estiverem na divida ativa do município, parcelando em até 24 vezes seu débito. O Projeto foi em votação e foi aprovado por todos os vereadores presentes.
Com a aprovação do projeto os Uruaraenses que possui débitos na Prefeitura poderão regularizar suas pendências fazendo parcelamento, de dividas ativa de IPTU, TAXAS, ALVARÁS, ISS E MULTAS ADMINISTRATIVAS.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017


Gilson Brandão surpreende e paga antecipado o salário de janeiro aos funcionários público do município de Uruará (PA)

Receber o salário em dia é um direito de todo o trabalhador. Os servidores municipais do município de Uruará que nos últimos 4 anos passaram por sérias dificuldades devido a falta de pagamento com longos períodos de atraso salarial, já podem sorrir e até comemorar. Pela 1ª vez na história do município os salários dos servidores serão pagos de modo antecipado. O prefeito Gilson Brandão (PMDB) autorizou o pagamento dos salários dos funcionários de todas as secretarias do município para esta sexta-feira, 27. O pagamento que tem vencimento para o dia 30 de cada mês e mais 5 dias úteis para ser pago está sendo efetuado com 3 dias de antecedência. O dinheiro já está nas contas dos servidores.
A ação de antecipação dos salários dos servidores ocorre após Gilson Brandão anunciar em entrevista a Rádio Regional FM nesta sexta-feira, 27, de que não irá admitir atraso dos salários dos funcionários nas secretarias municipais. E que está sendo feito um grande esforço para manter os salários dos servidores rigorosamente em dia.
Na entrevista a Regional o prefeito também anunciou sobre o planejamento de governo para a recuperação das estradas vicinais e das ruas da cidade, segundo o prefeito esse trabalho será executado no período do verão.
Gilson Brandão ainda informou durante a entrevista à emissora de rádio que o município além de estar recebendo o FPM zerado, também está com os recursos da educação reduzido em 3 milhões de reais, sendo que estão orçados apenas 27 milhões de reais para serem gastos com educação no município em 2017, valor reduzido em relação ao ano de 2016 que foi de 30 milhões de reais. Mas de acordo com o prefeito a intenção do governo é manter os contratados.
Por: Joabe Reis

Polícia Civil está à procura de falso pastor acusado de estupros em Novo Repartimento

A Polícia Civil está à procura de Pedro Oliveira de Sousa Junior, acusado de se passar por pastor de uma igreja evangélica, para estuprar mulheres, em Novo Repartimento, no sudeste do Pará. Duas vítimas o denunciaram na Delegacia do município. O acusado está com mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça e atualmente está foragido. Os casos foram comunicados ao delegado Arthur Nobre, na quinta-feira, dia 26, quando foi instaurado inquérito policial, para apurar os fatos. A partir do relato de testemunhas e de provas apresentadas, o delegado requereu à Justiça a prisão do acusado.
Segundo o delegado, Pedro Junior se identificava como pastor da Congregação Nova Aliança, onde pregava nos cultos e ganhava cada vez mais a confiança das pessoas da comunidade e, assim, conseguia chamar a atenção de seguidoras da igreja. Ele atuava na região há, pelo menos, sete anos.
Após a decretação da prisão, nesta sexta-feira, 27, a equipe policial de Novo Repartimento tentou localizá-lo o município, até descobrir que ele havia viajado para Marabá. As buscas ao acusado foram realizadas pela manhã e durante a tarde desta sexta-feira. "Ao chegarmos à cidade, testemunhas nos informaram que ele estava na casa de sua mãe, que mora em Marabá, mas que já teria se deslocado para outro lugar", explicou o delegado.
Os policiais civis fizeram novas buscas, mas não conseguiram encontrar Pedro Junior. Conforme o delegado, o acusado usa um carro modelo Renault Logan, cor azul escura, com placa JVG 9165. O delegado solicita a quem tiver informações sobre o paradeiro de Pedro Junior que telefone para o fone 181, o Disque-Denúncia.

Intervenção em ruas de Uruará, PA, desperta curiosidade de moradores

Professores espalharam placas com perguntas em espaços públicos.
Ação tem o objetivo de fazer população refletir sobre cidadania.
Em Uruará, uma ação de professores do município chamou atenção e despertou a curiosidade dos moradores da cidade. Na última quinta-feira (26), um grupo de mais de 20 professores saiu às ruas
para colocar placas e cartazes em espaços públicos.
“Espaço público! A quem compete preservá-lo?”, “Praça em ruínas. Quem pode ressuscitá-la?”, “Até quando ficará assim?”. Essas e outras perguntas foram colocadas em vários pontos da cidade.
Quem passava pelo local, parava para ler. “Vimos pessoas não entendendo nada, outras refletindo sobre o assunto. Essas intervenções em espaços públicos são comuns nos centros urbanos, mas no interior essa sensibilização não está muito aflorada, é algo diferente”, disse o professor e sociólogo da Universidade Federal do Pará (UFPA) Leonardo Zenha, responsável pela ação.
A ação foi aprovada pelos moradores, como a servidora Claudia Longhi. “Excelente esse trabalho que foi feito, muita gente ficou curiosa, as pessoas tiravam fotos. Falta essa consciência, de preservar o meio ambiente, a praça limpa, o espaço para as crianças brincarem, mostrar que todo mundo tem responsabilidade”, afirmou.
Segundo o professor Zenha, o objetivo é despertar a sensibilidade das pessoas para o seu papel na cidade. “Perguntas são muito mais que respostas, fazem com que as pessoas pensem e se sensibilizem. O poder público somos nós e se impacta a sociedade, impacta o poder público também”, explica.
A atividade faz parte da disciplina Arte-Educação que o professor da UFPA ministrou para professores da Educação Básica, em formação pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). As aulas ocorrem no período de recesso escolar, e segundo Zenha, os professores já vinham discutindo durante toda a semana na sala de aula a perspectiva de arte e necessidade de sensibilização através das reflexões.
“Fizemos dinâmicas, trabalhamos textos e eles tiraram algumas fotos e a ideia era fazer uma intervenção. Eles saíram para ver onde queriam intervir e fizeram essa intervenção de forma a pensar espaço na cidade. Como se fosse uma devolução para a cidade”, explica ainda Zenha. 
Do G1-Pa

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Itaituba: Homens presos com armas disseram que estavam atrás de um trator roubado.

Os homens estavam com as armas em uma camionete Toyota Hilux, de cor prata, placa NTX-6574 de Guarantã do Norte- MT.O veiculo foi abordado na Rodovia Transamazônica, próximo ao Posto
Equador, por volta das 2 horas da madruga desta quarta feira, 25. Os militares pediram que os homens saíssem do veículo, foram revistados e com Ricardo Rômulo que é subtenente agregado da Policia Militar do Pará, foi encontrado um revolver calibre 38 na cintura. 
Em seguida os militares realizaram uma revista minuciosa no veiculo e mais três armas foram encontradas no interior, sendo: Uma espingarda calibre 20; Um rifle estilo mosquetão; Uma submetralhadora calibre 762; dois carregadores e 64 munições intactas. Todos foram levados para a delegacia de policia e lá foram identificados como sendo: Ricardo Romulo dos Santos Ribeiro, de 51 anos; Adriano de Andrade Mota, de 31 anos; Frank da Conceição Soares, de 30 anos; José Gomes Filho, de 45 anos e Joseildo Gomes dos Santos, de 39 anos. Zé Filho já foi candidato a Prefeito no município de Uruará em 2008 e 2012.
Em depoimento a Policia (Joseildo Gomes dos Santos, de 39 anos) relataram que estava atrás de um
trator que teria sido roubado na região do Município de Mujuí dos Campos, apresentaram uma ocorrência de roubo do trator. Segundo eles receberam a informação que o trator estaria na região de Itaituba, por isso vieram para tentar encontrar e levar de volta. 
Adriano de Andrade Mota, de 31 anos, disse ser dono das armas, por isso ficou preso e vai responder. Ricardo Rômulo dos Santos Ribeiro, de 51 anos, pagou fiança e foi liberado, mas vai responder por posse ilegal de arma de fogo. Frank; José e Joseildo também foram liberados, se serão testemunhas no inquérito policial. Em entrevista o delegado Djalma Pereira disse que todos os procedimentos estão sendo feitos. As armas serão levadas ao IML para verificar a funcionalidade das mesmas, disse o delegado. 
Fonte: Junior Ribeiro e PC.

Itaituba: Homens fortemente armados são presos pela PM, junto ex-candidato a prefeito no Município de Uruará

Na noite desta terça feira, 24, a policia militar em uma ronda de rotina pela cidade realizou uma abordagem em um veiculo com 05 homens. Após a revista nos ocupantes do veículo os militares foram realizaram uma revista no veiculo, onde foram encontradas várias armas: Um revolver calibre 38 com 05 munições intactas; Uma espingarda calibre 20; Um fuzil calibre 566 e uma submetralhadora búlgara, totalizando 04 armas com 64 munições. Os homens e armas foram levados pela delegacia de policia para os procedimentos legais. entre os presos esta, Zé Filho que já foi candidato a Prefeito no município de Uruará em 2008 e 2012. Ainda hoje mais informações.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PRAÇA DA BÍBLIA EM URUARÁ VIRA UM CABARÉ A CÉU ABERTO NOS FINAIS DE SEMANA.

Lamentável a situação que o Município de Uruará chegou, onde manda quem pode obedece quem tem juízo. Uma das Praças da cidade de Uruará que foi construída para o publico mais reservado, esta virando palco de baderna nos finais de Semana. Vários Carros Sons com volume estarrecedor se apoderaram da Praça. Bebedeiras, Drogas, prostituição e vários outro acontecem, deixando os frequentadores e vizinho da Praça, irritados com a barrulheira gerada pelo Sons automotivos. A policia recebe algumas denuncia dos abusos ocorrido mas dificilmente fazem Ronda no local. 
Segundo a Nova resolução agora quem for pego perturbando "o sossego público" pode ser multado, mesmo sem medição do volume em decibéis.
Até então, o artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito estabelecia um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a apenas 1 metro.
Por isso, as multas dependiam de um equipamento chamado decibilímetro, certificado pelo Inmetro. Com a nova resolução, a autuação agora pode ser feita, "independente do volume ou frequência".
VAMOS VER SE AS AUTORIDADES DO MUNICÍPIO DE URUARÁ COM 
VEREADORES, PODER EXECUTIVO E JUDICIÁRIO VÃO TOMAR ALGUMA INICIATIVA.

Sespa recomenda que população se vacine contra febre amarela

O município de Uruará esta entre os 129 municípios Paraenses que devem participar de vacinação.
Segundo a Sespa, não há risco de situação alarmante.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) informou que dos 144 municípios paraenses, 129 estão indicados pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a febre amarela. Ainda segundo a Sespa, não foram registrados casos da doença no Estado em 2017 e descarta qualquer situação alarmante, como vem ocorrendo em Minas Gerais. Confira também a lista de locais de vacinação pelo SUS em Belém e nos distritos.
Segundo levantamento técnico do Grupo de Trabalho de Zoonoses, da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, entre 2010 e 2016 foram confirmados cinco casos de febre amarela no Pará, e três evoluíram para óbito.
A recomendação é que toda pessoa que mora ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata deve se imunizar. A transmissão da febre amarela é tida como possível na maioria das regiões do Brasil entre dezembro e maio.
A vacina contra febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) . As doses podem ser aplicadas a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença.
As vacinas não são recomendadas para grávidas, crianças com menos de seis meses, alérgicos a ovos e pessoas que vivem em áreas sem registro do vírus. Nos casos de pessoas com mais de 60 anos e pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica.

Sintomas

Os efeitos da febre amarela sobre o corpo incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
Municípios paraenses com recomendação para vacinação contra febre amarela
Abaetetuba, Abel Figueiredo, Acará, Afuá, Água Azul do Norte, Alenquer, Almeirim, Altamira, Anajás, Ananindeua, Anapu, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bagre, Baião, Bannach, Barcarena, Belém, Belterra, Benevides, Bom Jesus do Tocantins, Bonito, Bragança, Brasil Novo, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Breves, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Chaves, Colares, Conceição do Araguaia, Concórdia do Pará, Cumaru do Norte, Curionópolis, Curralinho, Curuá, Curuçá, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Goianésia do Pará, Gurupá, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Irituia, Itaituba, Itupiranga, Jacundá, Juruti, Limoeiro do Ajuru, Magalhães Barata, Marabá, Marapanim, Marituba, Medicilândia, Melgaço, Mocajuba, Moju, Monte Alegre, Muaná, Nova Esperança do Piriá, Nova Ipixuna, Nova Timboteua, Novo Progresso, Novo Repartimento, Óbidos, Oeiras do Pará, Oriximiná, Ourém, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Paragominas, Parauapebas, Peixe-Boi, Piçarra, Placas, Ponta de Pedras, Porto de Moz, Prainha, Primavera, Quatipuru, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Rurópolis, Salinópolis, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, Santa Cruz do Arari, Santa Izabel do Pará, Santa Luzia do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santa Maria do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, Santarém Novo, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Francisco do Pará, São Geraldo do Araguaia, São João da Ponta, São João do Araguaia, São Miguel do Guamá, São Sebastião da Boa Vista, Sapucaia, Soure, Tailândia, Terra Alta, Terra Santa, Tomé-Açu, Tracuateua, Trairão, Tucumã, Tucuruí, Ulianópolis, Uruará, Viseu, Vitória do Xingu e Xinguara.

MEC libera recurso destinado a remunerar e capacitar professor

Garantir a remuneração de professores e profissionais da educação, custear cursos para aperfeiçoamento dos trabalhadores da área e adquirir equipamentos necessários ao ensino. Essas são algumas das ações que podem ser realizadas com os recursos do salário-educação, disponíveis nas contas correntes de estados e municípios desde terça-feira, 17. O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), transferiu R$ 934,2 milhões aos entes federativos na última sexta-feira, dia 13.
Foram destinados R$ 506,3 milhões para as redes municipais e R$ 427,9 milhões para as redes estaduais e distrital. Os recursos do salário-educação também podem ser utilizados para a concessão de bolsas de estudo a alunos, aquisição de material didático e manutenção de programas de transporte escolar.
Ao lado do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o salário-educação é uma das principais fontes de recursos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino. Trata-se de uma contribuição social recolhida de todas as empresas e entidades vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social.
A alíquota é de 2,5% sobre a folha de pagamento. Após a arrecadação, feita pela Receita Federal, cabe ao FNDE repartir os recursos, sendo 90% em quotas estadual/municipal (2/3) e quota federal (1/3), e 10% para serem utilizados pela autarquia em programas e ações voltados à educação básica.
Distribuída com base no número de matrículas no ensino básico, a quota estadual/municipal é depositada mensalmente nas contas correntes das secretarias de educação. Já a quota federal é destinada ao FNDE, para reforçar o financiamento da educação básica, com o intuito de reduzir os desníveis socioeducacionais entre municípios e estados.
O montante transferido a cada ente federativo pode ser conferido no portal do FNDE, em Liberação de Recursos.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE

MOTORISTA DE CAMINHÃO FICA PRESO NAS FERRAGENS EM ACIDENTE NA TRANSAMAZÔNICA

Um grave acidente foi registrado na noite deste sábado (21) na BR-230, a Rodovia Transamazônica.
O motorista de um caminhão madeireiro acabou perdendo o controle e tombando o veículo na altura
do km 42 da Rodovia Transamazônica no município de Brasil Novo no sudoeste do Pará. De acordo com as informações, eram por volta das 19:30 horas quando o aconteceu o acidente. O caminhão carregava seis toras de madeira e a altura da carga pode ter contribuído para o acidente.
O motorista que aparenta ter uma idade entre 30 a 35 anos e identificado com o prenome de Isaque ficou preso entre as ferragens. O Corpo de Bombeiros em parceria com a Polícia Militar de Brasil Novo, equipe de resgate do SAMU e populares conseguiram retirar o homem das ferragens em ação que só terminou por volta de 01:00 da manhã quando foi encaminhado ao hospital municipal Maria José Biancardi com suspeita de fraturas nas pernas e logo e em seguida encaminhado para o Hospital Regional em Altamira. Mesmo com as dificuldades para o resgate o rapaz saiu consciente. 
Por: Valdemídio Silva

sábado, 21 de janeiro de 2017

ANDARILHO MORRE EM URUARÁ

Um senhor de aproximadamente 70 anos que vivia nas ruas da cidade de Uruará foi encontrado morto na manha desse sábado na cidade de Uruará. A cerca de 01 anos o senhor que vivia muito calado sentado nos bancos das praças e de andar calmo e de pouca conversa foi encontrado sem vida sentado em uma cadeira nas proximidades de um posto de combustível. A causa da morte ainda é desconhecida mas provavelmente uma parada cardíaca fulminante.

CASAL É ASSASSINADO EM URUARÁ, CRIME TEM CARÁTER DE QUESTÃO AMOROSA.

Um duplo homicídio ocorrido na madrugada deste sábado, 21 de janeiro, é investigado pela Polícia Civil do município. Por volta das 3 horas da manhã um homem e uma mulher foram mortos de forma brutal. O homem identificado pelo nome de Ronilson de Carvalho, 26 anos, foi morto a golpes de marreta na cabeça e a mulher identificada até o memento pelo nome de Leidiane, foi estrangulada. O casal estava no interior de uma residência do Bairro Jardim Morumbi, na zona oeste da cidade quando foram assassinados. Ambos os corpos foram encontrados sem roupas no chão da casa.
Antes de serem assassinadas, as vítimas teriam ido a uma festa no mesmo bairro. E provavelmente o casal foi seguido ao retornar para casa onde o crime aconteceu. A polícia apura os fatos e a identificação da mulher ainda é incerta, sabe-se que ela era conhecida pelo nome de Leidiane. Segundo as informações já coletadas a mulher trabalhava em bares. Mas pouco ainda se sabe a respeito das motivações do crime e o autor do duplo homicídio ainda é desconhecido.
A polícia trabalha com hipótese de crime passional. Mas pode surgir outra linha de investigação, como motivo de vingança.A equipe de plantão da Polícia Civil (EPC Ivan Santos, IPC José Tadeu e DPC Walison Damasceno) e a GU de serviço da Polícia Militar sob o comando do sargento Cleito, estiveram no local levantando as primeiras informações do crime. Os dois corpos foram levados por agente funerário para o necrotério do hospital Municipal de Uruará. Até a publicação desta matéria os familiares das vítimas ainda não haviam sido localizados.
Vai ser instaurado um inquérito policial para as devidas providências cabíveis do duplo homicídio.
Com informações Policia Civil de Uruará e Texto Joab Reis e fotos Valdecir.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

SAIBA SEUS DIREITOS Descubra qual é o prazo para corte de energia

Esqueceu de pagar a conta de luz? Entenda quais são as regras e prazos para o corte da energia em caso de falta de pagamento. E, ainda, caso precise de ajuda com a energia cortada indevidamente, faça uma reclamação aqui e tenha apoio dos nossos especialistas em direito do consumidor para resolver o problema.
O Código de Defesa do Consumidor defende que os serviços públicos, como o de fornecimento de energia elétrica, devem ser prestados de forma adequada, eficiente e contínua. Confira algumas dúvidas sobre os direitos do consumidores em caso de atraso no pagamento da conta de luz, afinal a conta de luz aumentou em 2015.
Com quantas contas de luz em atraso podem cortar a luz?
Não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte. A companhia elétrica pode efetuar o corte com apenas uma conta em débito, desde que avise o consumidor com 15 dias de antecedência. Caso a empresa não mande o aviso, o corte será indevido e a empresa pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga.
Existe aviso de corte? Qual o prazo para corte de energia?
A empresa tem a obrigação de avisar o consumidor com pelo menos 15 dias de antecedência. Este será o prazo que o consumidor terá para pagar a conta e não ficar sem luz.
Quanto tempo demora para cortar a luz?
A empresa terá um prazo mínimo de 15 dias para efetuar o corte, à partir do aviso prévio, e o prazo máximo de 90 dias. Se passar deste prazo, não poderá mais cortar a luz e o débito só poderá ser cobrado na Justiça ou administrativamente.
Onde pagar conta de luz vencida?
O pagamento da fatura deve ser realizado em qualquer agência bancária ou em uma casa lotérica. 
Qual o procedimento para solicitar a religação da energia cortada por falta de pagamento?
O consumidor deve pagar a conta em aberto o mais rápido possível e ligar para a companhia informando o pagamento. O prazo para a religação em área urbana é de 24 horas e para a área rural de 48 horas.
Para solicitação feita nos dias úteis das 8h às 18h, o prazo começa a contar no mesmo dia.
Para solicitação feita nos dias úteis após às 18 horas, o prazo só começa a contar à partir das 8h da manhã do dia seguinte.
Para solicitação após às 18h de sexta-feira, ou no sábado ou domingo, o prazo para religação será à partir das 8h da segunda-feira.
Para solicitação em feriados o prazo será à partir das 8h do próximo dia útil.
Caso a energia elétrica não seja religada dentro do prazo, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma indenização por danos morais.

sábado, 14 de janeiro de 2017


ACIDENTE COM ÔNIBUS NA TRANSAMAZÔNICA NO KM 209 CIDADE DE URUARÁ

Na atarde de Ontem por volta das 16:00 hrs no km 209 depois da cidade de Uruará, um ônibus da empresa Ouro e Prata se envolveu em um acidente, segundo informações a estrada escorregadia devido um grande volume de chuva na tarde desta Sexta Feira (13) foi o motivo do motorista não conseguir segurar o ônibus na pista e o mesmo veio a tombar.
As informações dão conta que não houve mortes e apenas pessoas com ferimentos leves.
Por: Junior Oliveira

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Mais de 300 mil famílias no Pará podem ter descontos na conta de energia

O benefício pode ser concedido por meio do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede até 65% de desconto na conta de luz
De acordo com um levantamento feito pela Celpa, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, no Pará há mais de 311 mil famílias que podem fazer parte do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia das famílias de baixa renda. O dado foi obtido a partir da análise da quantidade de cidadãos que possuem o cadastro social (CadÚnico). Em Belém, o número de potenciais beneficiários do Tarifa Social fica em cerca de 26 mil, seguido de Santarém, com mais de 14mil, de Ananindeua, com cerca de 11 mil e Cametá com mais de nove mil. 
Para fazer parte do Programa, é necessário possuir o NIS (Número de Inscrição Social), ter renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, e que a data de última atualização cadastral dos dados sociais junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) seja inferior a dois anos. O usuário deve receber o benefício da Tarifa Social em apenas uma conta contrato (antiga unidade consumidora) e o endereço de cadastro do beneficiário do CadÚnico estar localizado em um dos municípios do estado do Pará.
Famílias com renda mensal de até três salários mínimos, podem ser beneficiadas, desde que tenham entre os membros da família pessoa em tratamento de saúde domiciliar que precise uso contínuo de equipamentos hospitalares, que consumam energia elétrica. Para este caso, é necessário apresentar laudo médico certificando a situação de saúde e a previsão do período de uso do aparelho. O laudo médico deve ser homologado por médico do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o executivo da área de Relacionamento com o Cliente da Celpa, Alexandro Freitas, o benefício pode assegurar uma economia em cerca de R$ 500 durante o ano. “Em uma conta de energia em que o consumo é de 230kW, por exemplo, a economia chega a ser de R$ 42,85 por mês. Por ano, isso chega a R$ 514,20. Na situação em que uma família consome 123kW, a economia mensal será de R$40,15. No final de 12 meses, isso vai significar uma enxugada de R$481,80 no orçamento familiar”, explica o executivo. 
PERDA DO BENEFÍCIO – Neste mês de janeiro, mais de 33 mil famílias, em todo o estado do Pará, podem perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, em função do vencimento dos dados do cadastro social que deve ser atualizado junto aos CRAS a cada dois anos. Para os clientes verificarem se precisam fazer a atualização do cadastro, a Celpa orienta que seja feito o contato com a central de relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo número 0800 707 2003 para obter as informações. Caso o cliente já tenha o NIS (Número de Identificação Social), poderá ir até uma agência de atendimento da Celpa ou ligar para a central de teleatendimento da empresa, pelo número 0800 091 0196, e inscrever-se.
SERVIÇO - Para (re)cadstrar os dados sociais, os beneficiários devem procurar o CRAS do seu município ou bairro, munidos dos documentos de todas as pessoas que residem no imóvel:
Comprovante de residência; RG; CPF; e em casos que há crianças na família é necessário levar Certidão de Nascimento dos filhos beneficiados e carteira de vacinação das crianças menores de 5 anos.
Notícias da Celpa

Usuários da Vivo de Uruará e Região reclamam de serviços da operadora

IMORAL E VERGONHOSO ESTA OS SERVIÇOS OFERECIDO PELO OPERADORA VIVO EM URUARÁ.
Nos últimos dias, usuários da Vivo de Uruará estão reclamando dos serviços oferecidos pela operadora. Ligações encerradas, chamadas enviadas à caixa postal e números inexistentes são os principais problemas que têm tirado a paciência de quem precisa usar o celular e não consegue. Diante de Muitos problemas enfrentado pelos Usuários da operadora VIVO em Uruará é o constante enterropimento das ligações onde a ligação fica muda, mas continua a consumir os credito do Usuário.
Para muita gente, celular é algo indispensável, para os negócios, na vida social, mas diante dos problemas destacado pelos usuários da operadora, VIVO ou melhor MORTA, a casos de discórdia entre familiares, por problemas nas ligações ininterruptas da Operadora . As vendas de telefones só aumentam, mas as reclamações também. Muitos serviços são oferecidos na maioria dos pacotes de telefonia móvel, mas nem sempre estão acessíveis. Quanto às reclamações dos usuários da Vivo, fica o alerta sobre o procedimento a ser feito para garantir os direitos dos consumidores, Procon ou ações na justiça comum, onde em Uruará a muitos casos de usuários que ingressarão ações na justiça e estão sendo indenizados.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

URUARÁ: CESTO DE FLORES

Nós não defendemos ou criticamos partidos políticos ou personalidades políticas, mas nós temos uma profunda consciência social e interesse em ajudar pessoas e local onde vivemos, o nosso querido Uruará.
Destacamos aqui as famílias Uruaraenses  que sofreram e estão sofrendo pela enorme corrupção que assola nossa cidade,nosso Estado,nosso Brasil.
Principalmente àqueles que perderam seus empregos, os comerciantes, os pedreiros, principalmente os funcionários públicos que foram mascarados e humilhados nos últimos anos na cidade de Uruará.
Temos fé que a Ordem e o Progresso sejam, em algum momento da nossa história, os objetivos principais dos cidadãos Uruaraenses, e podermos bater no peito e ter orgulho de dizer somos Uruaraense. Com o novo governo que se inicia a esperança de dias melhores são esperados, com Saúde de qualidade, educação, infraestrutura enfim uma cidade digna de seu povo ordeiro e trabalhador. Esperamos que com a humildade e carisma de nosso governantes municipal e com a ajuda do Deputado estadual, Uruará encontre a sua essência de uma cidade digna de ser morar e não fique só em falacias e tagarelagem  de ambas as partes.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Após 17 horas, rebelião em presídio de Manaus chega ao fim com pelo menos 60 mortos

Maior massacre de detentos desde o Carandiru começou na tarde do 
domingo, quando os corpos de seis presos foram jogados, sem cabeça, para fora do presídio.

Após mais de 17 horas, chegou ao fim a rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Amazonas, pelo menos 60 presos morreram durante o motim. O secretário, Sérgio Fontes, afirmou que o episódio é resultado de uma guerra entre duas facções pelo controle do tráfico de entorpecentes na cidade.
Segundo o portal G1, que ouviu o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, os mortos são integrantes de uma das facções criminosas e estavam presos por estupro. Também houve fuga de detentos durante a rebelião, mas o número não foi divulgado. A OAB-AM chegou a dizer ao portal que mais de 130 estão foragidos.
— Na negociação, os presos exigiram praticamente nada. Apenas que não houvesse excessos na entrada da PM, coisas que não iriam ocorrer mesmo. O que acreditamos é que eles já haviam feito o que queriam, que era matar essa quantidade de membros da organização rival e a garantia que não seriam agredidos pela polícia. A FDN (Família do Norte) massacrou os supostos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e outros supostos desafetos que tinham naquele momento. Não houve contrapartida da outra facção — afirmou o secretário.
O tumulto, que havia iniciado na tarde do domingo, encerrou por volta das 10h40min (horário de Brasília) desta segunda-feira, quando presos entregaram as armas e se renderam.
No domingo, os corpos de seis pessoas, ainda não identificadas, foram jogadas para fora do presídio sem as cabeças. Até as 22h50min de domingo, 12 agentes carcerários foram mantidos reféns. Epitácio Almeida, presidente da Comissão de defesa dos Direitos Humanos da OAB-AM, coordenou as negociações com os presos e trabalhou na libertação dos reféns, que foram soltos na manhã desta segunda. De acordo com ele, este é um dos piores massacres em presídio que já houve no país.
Demais funcionários que estavam na unidade prisional conseguiram escapar durante o tumulto. Um agente foi ferido por um tiro de raspão e está hospitalizado, mas sem gravidade. Segundo o G1, além de mortes por armas, foram registradas mortes por incêndio.
Dezenas de pessoas foram ao presídio para aguardar informações de parentes presos. Alguns familiares também compareceram à sede do Instituto Médico Legal (IML), na zona norte de Manaus, em busca de novidades.
Procurada pela Agência Brasil, a empresa Umanizzare, contratada pelo governo para administrar a unidade, não comentou a situação. Segundo o site da empresa, o complexo abriga 1.072 internos. As autoridades estaduais ainda vão investigar as causas do motim.
Aliada ao Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, a FDN domina o tráfico de drogas e o interior das unidades prisionais do Amazonas. Desde o segundo semestre de 2015, líderes da facção criminosa amazonense vêm sendo apontados como os principais suspeitos pela morte de integrantes do PCC, grupo que surgiu em São Paulo, mas já está presente em quase todas as unidades da federação.
Poucas horas antes do início da rebelião no Compaj, dezenas de detentos tinham conseguido escapar de outra unidade prisional de Manaus, o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). O próprio Fontes chegou a afirmar a jornalistas que a fuga do Ipat pode ter servido como "cortina de fumaça" para acobertar a ação no Compaj.
Segundo o secretário de Segurança Pública, as forças de segurança optaram por não entrar no Compaj por considerar que as consequências seriam imprevisíveis.
— (A rebelião) Foi gerida com negociação e com respeito aos direitos humanos — disse Fontes, garantindo que os líderes da rebelião serão identificados e responderão pelas mortes e outros crimes.
Para ele, porém, o Estado, sozinho, não tem condições de controlar uma situação como essa.
Em nota, o Ministério da Justiça informou que o ministro Alexandre de Moraes esteve em contato com o governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, durante todo o tempo. Ainda segundo o ministério, o governo estadual deve utilizar parte dos R$ 44,7 milhões de repasse que o Fundo Penitenciário do Amazonas recebeu do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) na última quinta-feira para reparar os estragos na unidade.

domingo, 1 de janeiro de 2017

PREFEITO EMPOSSADO GILSON BRANDÃO ANUNCIA REDUÇÃO EM SALARIO DO EXECUTIVO E SECRETARIADOS EM URUARÁ.

Aconteceu na manhã desse Domingo dia 1º de Janeiro a Sessão Solene de Posse da 8ª Legislatura do Município de Uruará (PA) com a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos, onde a cerimonia teve inicio às 10 horas, no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicolini
De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Uruará, a sessão iniciou sob a presidência do vereadora Cita da Saúde, eleita com a qual presidiu o ato solene com o compromisso de posse dos vereadores. Logo após, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o Biênio 2017/2018. Onde apenas uma chapa registrou candidatura formada por: Jachison Oliveira Lima (Presidente); Francelino Batista de Lima (vice-presidente); Zenilson da Silva (1º secretário) e Cita da Saúde (2ª Secretária).
Em seguida, à nova Mesa Diretora formada por presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, presidida pelo presidente eleito que deu a posse ao prefeito e vice-prefeito eleitos .
Em seu pronunciamento o Prefeito, Gilson Brandão anunciou algumas medidas tomadas seu governo, entre elas esta a redução do Salario do Prefeito, vice-prefeito e seus secretários, onde o prefeito deixou claro sua preocupação com a situação de crise que atravessa o município de Uruará.
O prefeito empossado anunciou os nomes de seus secretários que estarão em seu governo,
secretario de Saúde: Gerezinho Maciel, Educação: Silvana Vieira, Administração e Finanças: Wanderli Zortea, Chefe de Gabinete: Rafael Brandão, Assistência Social: Luciana Brandão, Viação e Obras: Lourival Ribeiro ,Tesoureiro: Simon Lino, Procuradora Municipal: Márcia Portela, onde algumas secretaria não foi anunciado quem comandará a mesma.